exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Será esta a primeira selfie integral tirada em Marte?

A duna de Namib ainda não faz parte dos roteiros turísticos... mas acaba de servir de cenário à primeira selfie que capta na totalidade o rover Curiosity

  • 333

O rover Curiosity tem agora mais um feito inédito para juntar à lista: pela primeira vez, o veículo robotizado foi captado integralmente num autorretrato a cores. Para os fãs mais evoluídos das selfies poderá não ser propriamente uma novidade, mas para os entusiastas da exploração espacial é merecedor de nota: até porque se trata do primeiro autorretrato tirado em Marte que capta todo o Rover, explicou o site Phys Org.

Para conseguir captar todo o veículo, o sistema que controla o Curiosity recorreu a uma Mastcam, que à semelhança dos sticks de selfies usados no dia-a-dia, também permite criar uma distância entre câmara e objeto fotografado.

Esta imagem panorâmica foi obtida a 19 de dezembro com o propósito de estudar a morfologia de uma duna marciana que dá pelo nome de Namib. A panorâmica que já começou a circular na Web resulta de junção de várias imagens, que terá sido levada a cabo pelo especialista Andrew Bodrov.

Antes desta imagem, o Rover Curiosity já havia feitos selfies com uma câmara conhecida por MAHLI – mas essas imagens não captam o veículo na totalidade.

  • 333