exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

DARPA quer drone militar que aterre em pequenos navios

A agência militar DARPA recorre a drones para fazer voos de vigilância e reconhecimento, mas que precisam de grandes embarcações para o lançamento e aterragem. O objetivo é criar drones que possam fazer o mesmo, mas em navios mais pequenos.

  • 333

O TERN, de Tactically Exploited Reconnaissance Node, está numa fase de início de construção de um protótipo. A DARPA atribuiu já um fundo de 93 milhões de dólares à Northrop Grumman para a criação de um modelo funcional e preparar uma demonstração, primeiro em solo firme, depois a bordo de um avião.

O projeto descreve um drone que parece uma asa única, com estabilizadores e propulsores. Este drone pode levantar voo como um helicóptero, em más condições atmosféricas e a partir de um navio pequeno. A missão é feita através de um voo na horizontal e, durante a aterragem, o UAS, de Unmanned Air System, volta a adotar uma postura vertical, noticia o Engadget.

Se o projeto for um sucesso, poderá marcar uma viragem na forma como as missões de reconhecimento e vigilância são feitas, garantindo um papel mais importante aos navios mais pequenos de cada frota. Ainda não há dados sobre quando devem decorrer as experiências.