exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Design do novo vaivém da NASA tem mais de 50 anos

O Dream Chaser vai começar a ser construído pela Sierra Nevada, a pedido da NASA. Na verdade, o design deste veículo tem mais de 50 anos e foi visto pela primeira vez na União Soviética.

  • 333

Tratou-se da primeira tentativa da União Soviética para desenvolver um avião espacial e agora foi reaproveitado pelos EUA e pela NASA para dar origem ao novo vaivém Dream Chaser. Os russos apresentaram os planos para um avião espacial em 1965 e testaram dos BOR-1 aos BOR-4 até à década de 1980, altura em que decidiram abandonar o projeto e optar pelos Buran.

Durante a última missão, o BOR-4 despenhou-se no oceano Índico onde foi recuperado pelos soviéticos e fotografado pela Força Aérea da Austrália. Essas imagens foram partilhadas com a CIA e recuperadas pelos americanos, explica o ArsTechnica. Depois do acidente do Challenger, em 1986, a NASA olhou para os planos do BOR e tentou desenhar um veículo espacial de retorno para até dez passageiros voltarem do espaço.

Entretanto, os responsáveis da SpaceDev, comprada depois pela Sierra Nevada, anunciaram planos para retomar o desenvolvimento deste avião espacial e conseguiram até investimentos de alguns milhões de dólares para este projeto. Os desenhos originais foram alterados e a empresa pretende aproveitar o design para criar um veículo de carga capaz de levar até 5500 quilos.

A empresa pretende candidatar o seu avião de carga espacial para a segunda ronda de concursos públicos que a NASA abriu para levar comida, água e equipamento científico para bordo da Estação Espacial Internacional.

  • 333