exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Na Universidade Nova de Lisboa, há uma cadeira que ensina a sentar

Hugo Séneca

  • 333

Um aluno de Engenharia Biomédica da Universidade Nova de Lisboa criou uma cadeira que corrige automaticamente a postura de uma pessoa. Veja aqui como funciona.

Hugo Séneca

Bolsas de ar, sensores, placas de controlo e um pequeno computador que controla tudo e envia os dados para uma app. Todos juntos, estes dispositivos formam um protótipo de cadeira inteligente desenvolvido na Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

A solução, que ganhou o prémio Fraunhofer Portugal Challenge, corrige o utilizador enchendo e esvaziando as várias bolsas de ar, sempre que deteta uma postura errada. Os dados são enviados para uma app que deteta, em tempo real, a postura em que o utilizador se encontra e faz estimativas do tempo médio passado em cada uma de várias posturas.

O projeto desenvolvido em parceria com a NGNS deverá registar evoluções em breve. Para conhecer mais detalhes sobre a cadeira inteligente veja o vídeo inserido nesta página e compre a próxima Exame Informática, que chega às bancas nos próximos dias.