Tratamento de células estaminais pode curar diabetes tipo 1

Investigadores do MIT e de Harvard anunciaram a descoberta de uma forma de injetar células pancreáticas artificiais sem que o organismo das cobaias as rejeite, aproximando-nos da cura para a diabetes tipo 1.

A equipa já tinha descoberto como produzir artificialmente células pancreáticas, as responsáveis pela produção de insulina, em 2014. Agora, a mesma equipa informou que conseguiu injetar estas células em ratos, sem que o organismo destes as rejeite.

Os ratos de laboratório foram geneticamente modificados para sofrerem diabetes tipo 1 e, depois de receberem as células artificiais, conseguiram mesmo produzir insulina durante os 174 dias que durou o estudo, sem precisarem de receber insulina artificial através de injeções.

Com esta descoberta, os pacientes apenas precisariam de receber periodicamente novas células pancreáticas criadas artificialmente e poderiam dispensar as injeções de insulina frequentes.

Os testes em humanos devem começar dentro de alguns anos e só depois poderá existir uma solução comercial baseada nestas descobertas.