exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Redes neurais da Google já ganham jogos complexos

  • 333

O sistema neural criado pela Google já conseguiu bater um humano no complexo jogo chinês de Go. O derrotado é o campeão europeu e perdeu à melhor de cinco partidas.

O jogo chinês é um dos mais complexos de se “ensinar” às máquinas, mas a DeepMind anuncia que conseguiu o feito, tendo sucesso onde sistemas anteriores falham há décadas. Sabe-se que o Facebook também investiu na construção de uma rede neural complexa capaz de jogar Go, mas não se conhece em que fase de desenvolvimento é que a empresa de Zuckerberg está atualmente.

A DeepMind implementou nesta rede neural um sistema semelhante ao que é usado no Deep Blue para bater campeões de xadrez, a pesquisa em árvore. Este modelo permite ao sistema informático procurar as diversas consequências para cada movimento. Um programa de xadrez considera dezenas de variações por movimento, mas para o jogo Go tem de analisar centenas de possíveis movimentos, complexificando os cálculos necessários. A Google diz que conseguiu o feito ao integrar redes neurais artificiais, construindo «redes de valor» para avaliar as diferentes posições e movimentos. Veja o vídeo para perceber um pouco melhor o projeto.

  • 333