exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

China revela fotos HD a cores da Lua

Investigadores chineses conseguiram fazer aterrar uma missão espacial na Lua e agora divulgam fotografias HD a cores do satélite natural da Terra.

  • 333

A agência espacial chinesa revelou centenas de fotografias coloridas e de alta definição que mostram a superfície lunar. As fotos foram captadas há alguns anos pelo Chang’e 3 e pela sonda Yutu durante a sua missão lunar em 2013. Recorde-se que esta foi a primeira missão espacial à Lua desde que a Rússia teve o projeto Luna 24, em 1976. A China junta-se assim aos EUA e à Rússia na lista restrita de países que já estiveram na Lua.

Qualquer pessoa pode criar uma conta no site Science and Application Center for Moon and Deepspace Exploration para descarregar as centenas de imagens que a agência espacial chinesa disponibiliza. O processo pode demorar bastante tempo para os utilizadores que tentem aceder de fora da China, explica o TechCrunch.

A missão espacial da China incluía também um telescópio e instrumentos para analisarem a geologia da Lua. O Chang’e 3 aproximou-se e aterrou no Mare Imbrium e libertou a sonda Yutu à superfície. Esta sonda fez uma análise geológica que permitiu inferir que a superfície lunar não será tão homogénea quanto se pensava.

Espera-se que a Lua seja um destino mais popular nos próximos anos, com a China a ter virado as suas atenções para aí e com o aparecimento de empresas privadas a planearem obter lucros a partir dos recursos lunares.