exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA quer colocar “lanterna” na órbita da Lua

A agência espacial norte-americana explicou melhor os seus planos para a próxima missão a Marte em 2018: um dos destaques é uma “lanterna” espacial que vai estar em órbita da Lua para mapear o astro e identificar onde há água.

  • 333

A missão a Marte agendada para 2018 vai estar carregada de equipamento para 13 projetos espaciais que ajudem a assegurar a viabilidade de missões futuras. Os investigadores pretendem enviar projetos e equipamentos para um asteroide, para a Lua e para o espaço profundo.

Um dos projetos mais curiosos é a “lanterna” que vai ser colocada na órbita da Lua e, com sensores laser, vai tentar mapear o astro para localizar fontes de água. O objetivo é identificar os melhores sítios para colocar missões futuras que tenham de subsistir com os recursos locais.

O asteroide 1991BG vai também receber uma visita de uma sonda com velas solares que irá pairar e captar imagens e dados, noticia o Gizmodo. Esta missão é considerada como percursora de uma futura iniciativa já com humanos a bordo.

Os restantes projetos já definidos para 2018 passam pelo Lunar IceCube para encontrar gelo na Lua, outro para monitorizar o clima, um para analisar as sombras lunares e outro para mapear a superfície do astro. A NASA reservou ainda espaço para três projetos de outras agências espaciais e mais três projetos sugeridos por cidadãos investigadores, através do concurso Cube Quest Challenge.

O objetivo é que todas estas iniciativas combinadas ajudem a tornar possível a vida no espaço e encontrar formas de encontrar recursos, evitando radiações e outros perigos.