exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas querem disparar bala gigante contra a lua Europa

Investigadores do velho continente pretendem lançar uma sonda em forma de bala de 40 centímetros contra a lua de Júpiter, Europa.

  • 333

A missão envolve disparar a Akon, de “lança” em grego, para a lua Europa. Esta bala de 40 centímetros é a proposta de uma equipa de 80 cientistas europeus para conseguirem penetrar a camada de gelo à superfície e chegar a profundidades onde exista água no estado líquido.

A NASA pretende lançar uma sonda para a lua Europa em 2022 e está interessada em contar com a colaboração de investigadores da ESA, agência espacial europeia. Essa colaboração pode passar pelo projeto Akon, que visa então penetrar a camada gelada do astro e conseguir colocar sensores na água líquida daquela lua, explica a Popular Science.

A bala separar-se-ia da sonda da NASA e seria levada a uma distância mais próxima da lua Europa por uma nave mais pequena e colocada num ângulo de 90 graus e disparada a 35 quilómetros. Os investigadores pretendem equipar esta sonda com um sismógrafo, aparelhos para aferir se o astro tem condições para albergar vida e vários instrumentos para captar imagens e recolher dados. A parte traseira da bala contém aquecedores para garantir que as comunicações são realizadas com sucesso durante uma semana ou mais, uma vez que as baixas temperaturas sentidas na lua Europa irão danificar e inutilizar a bala rapidamente.

A ESA está disposta a desembolsar 500 milhões de euros para financiar este projeto.