Sim, a Terra colidiu mesmo de frente com outro planeta

Investigadores descobriram mais provas de que a Lua terá sido formada na sequência de uma colisão entre a Terra e o planeta Theia. Agora, é preciso saber o que terá acontecido concretamente.

William K. Hartmann

A hipótese de a Terra ter colidido mesmo de frente com outro planeta, nos primeiros tempos depois da sua formação, já tinha sido avançada há muito na comunidade científica. Agora, investigadores da UCLA publicaram um estudo onde sugerem que a colisão foi tão forte que fez com que a Terra e Theia se misturassem de forma permanente e daí tenha resultado também a formação da Lua como a conhecemos atualmente, noticia a Popular Science.

A comunidade de investigadores tem de analisar rochas para identificar os isótopos de oxigénio e perceber melhor o que se passou. Edward Young, que liderou este estudo na UCLA, explica que não foram encontradas diferenças nos isótopos da Terra e os da Lua, o que leva a concluir que tiveram uma origem semelhante, dando mais peso à teoria de que a Lua resulta de uma colisão frontal que a Terra sofreu no passado. Segundo esta hipótese, a Terra e Theia fundiram-se depois do embate e alguns dos resíduos daí resultantes deram origem à Lua.

Os investigadores vão continuar a tentar reconstruir esta colisão planetária e muito possivelmente o tema ainda dará azo a mais controvérsias e discussões antes de se conseguir chegar a um consenso.