NASA encontra icebergues em Plutão
A sonda New Horizons continua a explorar Plutão, mesmo depois de este ter sido “despromovido”. A NASA anunciou que encontrou icebergues a flutuar no planeta anão.

A agência espacial norte-americana divulgou que Plutão tem um ciclo hidrológico próprio e que há montanhas de água gelada mais duras que pedra e planícies de nitrogénio gelado. Este nitrogénio evapora-se e volta a cair sob a forma de geada e neve sobre a superfície do planeta, explica o Blasting News.
A sonda detetou que icebergues soltaram-se do Sputnik Planum e que estão a flutuar à deriva até se juntarem noutro local, possivelmente no Challenger Coles. A concentração de icebergues mede 59 por 35 quilómetros e é composta por água gelada, menos densa que o nitrogénio gelado, o que permite a flutuação.
A sonda New Horizons foi lançada em 2006 e continua a enviar dados e imagens de Plutão, captados durante um voo rasante sobre o planeta anão.
Relacionados
-
NASA quer colocar “lanterna” na órbita da Lua
A agência espacial norte-americana explicou melhor os seus planos para a próxima missão a Marte em 2018: um dos destaques é uma “lanterna” espacial que vai estar em órbita da Lua para mapear o astro e identificar onde há água.
-
Faça a sua própria barata robótica por menos de 28 euros
É um hack robótico ao estilo Do It Yourself que exige uma cirurgia numa barata e um placa Arduino, mas é possível criar um inseto ciborgue por 28 euros.
-
Cientistas querem disparar bala gigante contra a lua Europa
Investigadores do velho continente pretendem lançar uma sonda em forma de bala de 40 centímetros contra a lua de Júpiter, Europa.
-
ConCreTe: Poderá um computador inventar como um humano?
Investigadores da Universidade de Coimbra estão a participar num projeto europeu que pretende dar aos computadores a capacidade de gerar novas ideias. Conseguirão as máquinas surpreender os humanos?
-
Sim, a Terra colidiu mesmo de frente com outro planeta
Investigadores descobriram mais provas de que a Lua terá sido formada na sequência de uma colisão entre a Terra e o planeta Theia. Agora, é preciso saber o que terá acontecido concretamente.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários