exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Realidade virtual pode ajudar a combater a depressão?

Investigadores do University College of London usaram uma técnica com Realidade Virtual num grupo de 15 pacientes com depressão e concluem que a terapia ajuda a tratar esta doença.

  • 333

Christian Petersen/Getty Images

A pesquisa foi feita pelo UCL e pela Catalan Institution for Research and Advanced Studies, ou ICREIA. Estas duas entidades analisaram um grupo de 15 pacientes com depressão, com idades entre os 23 e os 61 anos e concluiram que a Terapia de Realidade Virtual (VRT, da sigla em inglês) produz benefícios nestes doentes.
Os investigadores explicam que o paciente começa por ver em realidade virtual uma representação do seu próprio corpo num espelho, depois é convidado a ser bondoso para uma criança que está a chorar. No meio da experiência, a criança para de chorar, responde de forma positiva e a perspetiva muda, passando o paciente a ver um adulto (ele próprio) a tratar bem a criança, com gestos e palavras delicadas. A experiência decorre durante oito minutos e foi repetida três vezes durante três semanas, notica o Engadget. No fim deste período, nove dos 15 pacientes disseram que os sintomas de depressão se tinham atenuado e quatro referiram mesmo sentir uma quebra significativa na severidade da depressão.

Os resultados são positivos, no entanto, saliente-se que a experiência foi conduzida num grupo de apenas 15 doentes, sem grupo de controlo e num período reduzido de tempo.