Cientistas descobrem como o vírus Zika ataca o desenvolvimento do cérebro

Uma nova descoberta permite perceber como o Zika afeta o desenvolvimento do cérebro, mas não prova uma ligação direta entre o Zika e a microcefalia.

Sérgio Magno

Mario Tama/Getty Images

Apesar das suspeitas que o vírus Zika provoca problemas de desenvolvimento do cérebro dos fetos humanos, levando a microcefalias, os cientistas ainda não descobriram provas que sustentem esta teoria. No entanto, uma investigação recente de cientistas da Universidade Estatal da Flórida e do Instituto de Medicina de Johns Hopkins concluiu que o vírus Zika ataca as células progenitoras neurais corticais, um tipo de células que dá origem ao córtex cerebral.

O texto publicado no Cell Stem Cell explica ainda o processo, indicando que o vírus não só danifica ou destrói as células mencionadas como também é capaz de utilizá-las para reproduzir-se.

A investigação foi feita observando a interação entre o vírus Zika e células neuronais estaminais em laboratório.

Apesar desta descoberta, os cientistas salientam que o estudo não permite demonstrar qualquer ligação entre a infeção do vírus Zika e a microcefalia.