exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Auscultadores NEC reconhecem utilizador pelo ouvido

Tal como as impressões digitais, também o ouvido de cada um é único. A NEC criou tecnologia que permite aos auscultadores identificarem cada pessoa com 99% de sucesso.

  • 333

A NEC anunciou a tecnologia que integra um microfone no auscultador e que recolhe a acústica depois de ser emitido o som. Esta tecnologica permite reconhecer corretamente os utilizadores em 99% dos casos e demora apenas um segundo a efetuar a identificação, explica o Engadget.

Shigeki Yamagata, da NEC, explica que desta forma não é necessário uma ação particular como analisar o corpo ou uma parte e ter um dispositivo separado para a autenticação. A empresa detalha ainda que a identificação baseia-se nas características da acústica e da formação do ouvido de cada um, à medida que o som viaja pelo canal auditivo exterior, tímpano e até à parte interior do ouvido.

O sistema deve permitir uma autenticação contínua e verificar a identidade do utilizador, por exemplo, durante chamadas confidenciais. Outras aplicações desta inovação passam por sistemas de navegação que sejam destinados apenas a uma determinada pessoa.

Os primeiros auscultadores devem chegar apenas em 2018.

  • 333