exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA reagenda missão a Marte para maio de 2018

A missão Mars InSight vai explorar as profundezas do planeta vermelho, mas a agência espacial norte-americana acaba de anunciar que a viagem só vai começar em maio de 2018.

  • 333

Alamy

A InSight, de Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport, devia arrancar este mês, mas a NASA já tinha encontrado uma falha que a levou a adiar a missão espacial. A nova data é maio de 2018, com a chegada a Marte prevista para novembro desse ano, noticia o Engadget. O objetivo da missão é explorar o subsolo ali para perceber melhor como são formados os planetas rochosos.

«A busca de um melhor entendimento do interior de Marte é um objetivo dos cientistas planetários há décadas. Estamos muito contentes por estar de novo em curso para um lançamento, agora para 2018», afirmou John Grunsfeld, um dos responsáveis da NASA.

A falha que levou a adiar a missão foi detetada num instrumento de medição que tem de operar numa câmara a vácuo e ser sensível o suficiente para medir objetos tão pequenos quanto metade do raio de um átomo de hidrogénio. Ainda não se sabe quais os custos envolvidos com este reagendamento.