exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Homem venceu (finalmente) máquina da Google em partida de Go

O campeão coreano Lee Sedol venceu pela primeira vez a inteligência artificial da DeepMind. Foi a primeira vitória humana, depois de três partidas que penderam para o lado da máquina.

  • 333

O desafio está a decorrer na Coreia do Sul e pressupõe um total de cinco partidas. Ontem, pela primeira vez, o campeão humano conseguiu bater a máquina, fixando o resultado parcial em 3-1. De acordo com o fundador da Deep Mind, que desenvolveu a máquina de inteligência artificial, a perda desta partida deveu-se a um atraso na perceção de que cometera um erro no 79º movimento. Só à 87ª jogada é que a AlphaGo percebeu o erro, mas já seria tarde de mais para vencer a partida.

A Google anunciou a iniciativa e prometeu um prémio de um milhão de dólares para o vencedor. O prémio ficará mesmo em casa e a Google explica que o vai doar para instituições de caridade.

O erro cometido nesta partida vai permitir aos investigadores melhorarem a programação da máquina, ajudando a tornar a AlphaGo praticamente imbatível no jogo Go.

  • 333