Homem venceu (finalmente) máquina da Google em partida de Go
O campeão coreano Lee Sedol venceu pela primeira vez a inteligência artificial da DeepMind. Foi a primeira vitória humana, depois de três partidas que penderam para o lado da máquina.

O desafio está a decorrer na Coreia do Sul e pressupõe um total de cinco partidas. Ontem, pela primeira vez, o campeão humano conseguiu bater a máquina, fixando o resultado parcial em 3-1. De acordo com o fundador da Deep Mind, que desenvolveu a máquina de inteligência artificial, a perda desta partida deveu-se a um atraso na perceção de que cometera um erro no 79º movimento. Só à 87ª jogada é que a AlphaGo percebeu o erro, mas já seria tarde de mais para vencer a partida.
A Google anunciou a iniciativa e prometeu um prémio de um milhão de dólares para o vencedor. O prémio ficará mesmo em casa e a Google explica que o vai doar para instituições de caridade.
O erro cometido nesta partida vai permitir aos investigadores melhorarem a programação da máquina, ajudando a tornar a AlphaGo praticamente imbatível no jogo Go.
Relacionados
-
Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia distingue cientista portuguesa
Susana Sargento, investigadora da Universidade de Aveiro e cofundadora da Veniam, venceu a terceira edição do prémio criado pela Comissão Europeia, tendo direito a €100 mil.
-
Bactérias que comem plástico podem ajudar a reciclagem
O plástico PET é bastante utilizado atualmente, mas tem um grande impacto ambiental. A descoberta de uma bactéria que se alimenta deste material pode abrir caminho a uma reciclagem mais eficiente.
-
Célula de combustível promete autonomia de smartphones durante uma semana
Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul encontraram uma forma de usar células de combustível numa bateria que pode alimentar um smartphone durante uma semana.
-
NASA reagenda missão a Marte para maio de 2018
A missão Mars InSight vai explorar as profundezas do planeta vermelho, mas a agência espacial norte-americana acaba de anunciar que a viagem só vai começar em maio de 2018.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários