exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Russos querem ir para o espaço com veículos nucleares

A energia nuclear pode ser a solução para conseguir chegar cada vez mais longe no espaço e fazer, por exemplo, a exploração de planetas.

  • 333

A agência espacial russa, Rosatom, quer analisar a viabilidade de usar a energia nuclear para alimentar os rockets. A energia nuclear pode oferecer mais energia e ser mais leve do que o combustível usado atualmente. Os responsáveis russos dizem que «a energia nuclear torna possível atingir Marte em um mês e meio, dando capacidade de manobras e aceleração (…) os motores atuais só permite chegar a Marte em um ano e meio e sem possibilidade de regresso», cita a Popular Science.

Ainda não se conhecem os detalhes da proposta nuclear que os russos querem explorar, mas poderá passar por um motor de fissão termal, semelhante aos que são usados para gerar eletricidade em instalações nucleares.

Para os russos, o desafio não será apurar a tecnologia nuclear, mas sim conseguir fazê-lo com o orçamento espacial reduzido. O risco de acidente nuclear também está presente, uma vez que, se a missão não conseguir fugir à força gravitacional da Terra, poderemos ver um reator nuclear a voltar para baixo e colidir no solo.

  • 333