exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sony mostra projetor que cria ecrãs táteis

A Sony mostrou um protótipo durante o SXSW um projeto torna qualquer superfície plana em ecrã tátil e com a qual se pode interagir.

  • 333

Em 2012, Bastian Broecker construiu uma mesa semelhante usando uma câmara PlayStation Eye e um sensor Microsoft Kinect. Agora, foi a vez do Sony Future Lab mostrar a Interactive Tabletop, um conceito que usa sensores de profundidade e de deteção de movimentos para identificar os objetos que são colocados no seu tampo.

Neste caso em concreto, os investigadores da Sony conseguiram programar a mesa para reconhecer um livro clássico, Alice no País das Maravilhas. Quando o livro é colocado no seu topo, a mesa identifica-o e mostra várias animações que depois podem ser arrastadas a interagir com outros objetos, explica o The Verge.

A tecnologia pode ser usada para criar ferramentas educativas mais interativas ou jogos que mostrem uma forma diferente de interagir com os objetos no ambiente circundante. Este tipo de mesas pode também ser um passo intermédio entre os ecrãs atuais e o potencial que pode ser desencadeado por projetos como o HoloLens.

Ainda não se sabe quando é que o protótipo do Future Lab poderá chegar aos consumidores.

  • 333