exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Minecraft vai testar Inteligência Artificial

A Microsoft vai passar a permitir que programadores e investigadores usem o Minecraft para testar soluções de Inteligência Artificial.

  • 333

O jogo é mais complexo do que as simulações de Inteligência Artificial existentes e mais barato do que construir um robô de propósito. Com essas duas vantagens em mente, a Microsoft revelou que, a partir de julho, os cenários do Minecraft vão passar a ser palco de testes à IA.

Os utilizadores interessados terão de instalar o AIX, uma plataforma que se liga ao Minecraft e que permite ao software de IA controlar uma personagem no jogo. O AIX vai ser gratuito, pelo que o único custo é mesmo o da aquisição do jogo. Numa primeira fase, os testes vão decorrer de forma independente, ou seja, sem haver interação com os outros jogadores. Katja Hofman, da Microsoft, explica que «eventualmente, vamos ser capazes de escalar e incluir tarefas que permitem à Inteligência Artificial para colaborar com humanos e suporta-los de forma criativa», cita a BBC.

Por outro lado, o Minecraft apresenta a vantagem de ter uma complexidade de situações e de fornecer uma simulação com uma perspetiva na primeira pessoa. «Esta é a pedra basilar para a tecnologia que poderá ser aplicada na robótica, por exemplo, mas que primeiro podemos explorar num ambiente mais seguro, que controlamos completamente e que é bastante barato», concluiu Hofman.