exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Adesivo mede glicemia e fornece insulina

Investigadores da Coreia do Sul criaram um adesivo que promete melhorar o nível de vida dos diabéticos, retirando a obrigação de picar o dedo regularmente e injetar medicamentos no organismo.

  • 333

O adesivo criado no Institute for Basic Science de Seoul tem uma dupla funcionalidade: por um lado, monitoriza os níveis de açúcar no sangue e, por outro, administra a dose adequada de um fármaco para os controlar. Atualmente, os diabéticos têm de picar regularmente os dedos e fazer uma rápida análise para perceber se os níveis estão acima do expectável. Em caso afirmativo, o tratamento passa pela injeção de insulina.

A inovação criada pela equipa de Dae-Hyeong Kim é um adesivo em grafeno e com partículas de ouro. Este sistema analisa o suor do utilizador e deteta variações ao nível do pH e da temperatura, para monitorizar glicemias elevadas. Se o valor estiver acima do esperado, há um mecanismo de aquecimento que dissolve uma camada que expõe micro-agulhas que injetam metformina, um fármaco para ajudar a regular o nível do açúcar. Estas medições são também enviadas sem fios para um dispositivo móvel.

A medição e administração regular da metformina ajuda os pacientes a estabilizar os níveis de açúcar ao longo do dia, explica a Popular Science.

Os próximos passos envolvem um teste em mais pacientes humanos e o desenvolvimento de um sistema capaz de resistir ao suor excessivo provocado, por exemplo, pelo exercício físico.