exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA à caça de vida no espaço

Diferentes missões espaciais já permitiram cartografar mais de 4500 planetas. Agora, a NASA quer construir um telescópio que permita analisá-los melhor, identificar a sua composição e saber se permitem albergar vida.

  • 333

A NASA estabeleceu uma parceria com uma equipa da Pennsylvania State University para a construção de um instrumento telescópico a que estão a chamar o «caçador de planetas da próxima geração». O NEID, de NN-Explore Exoplanet Investigations with Doppler Spectroscopy vai permitir analisar a composição dos 4500 planetas e identificar se têm condições para albergar vida, noticia a Cnet.

O NEID vai custar dez milhões de dólares e vai ser instalado no Kitt Peak National Observatory no Arizona, em 2019. Este instrumento mede os pequenos movimentos das estrelas e analisa-os. Os cientistas referem que estes movimentos são influenciados pela composição do planeta em órbita e assim conseguirão identificar se o planeta é aquoso ou rochoso.

Mesmo depois de se identificar a composição do planeta, será necessário esperar pelas viagens tripuladas para se poder ir até lá.

  • 333