exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Engenheiros chineses desafiam AlphaGo da Google

O sistema de inteligência artificial da Google ganhou destaque ao vencer quatro partidas de Go contra o campeão humano. Agora, investigadores chineses querem que a máquina compita com um sistema que desenvolveram.

  • 333

Google via Getty Images

O tradicional jogo de Go envolve muitas variáveis e até agora era difícil encontrar um sistema artificial que conseguisse bater a intuição dos grandes campeões humanos. Recentemente, a Google viu o seu sistema AlphaGo levar a melhor sobre o campeão coreano Lee Se-dol, por quatro a um. Agora, cientistas da equipa China Computer Go anunciaram que desafiaram a Google para um encontro de titãs artificiais, noticia o SlashGear.

Os investigadores chineses também criaram um sistema de inteligência artificial e pretendem coloca-lo frente a frente ao AlphaGo. O desafio deve acontecer ainda este ano, mas ainda não se conhecem muitos mais detalhes. Ontem, o CEO da Google visitou uma das escolas de Go mais prestigiadas da China e um porta-voz da Alphabet confirmou que Pichai está naquele país para aprofundar os seus conhecimentos sobre o Go.

  • 333