exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Durante sete dias, haverá uma batalha das redes mesh no Porto

A Wireless Battle of the Mesh arranca a 1 de maio na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O Wireless Battle of the Mesh junta 100 engenheiros no desenvolvimento de novos protocolos de redes mesh.

  • 333

As batalhas têm sempre vencedores e vencidos, mas na Wireless Battle of the Mesh há apenas lugar para um tipo de vencedores: as redes sem fios de tipo mesh (em que cada dispositivo propaga e repete o sinal de uma rede sem fios). O evento, que tem lugar pela primeira vez em Portugal, deverá juntar 100 engenheiros na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o propósito de aperfeiçoar e pôr à prova os protocolos usados pelas redes sem fios. Os trabalhos vão incidir sobre uma rede de mais de 50 dispositivos.

O evento arranca a 1 de maio e termina a 7 de maio.

«Apesar das redes sem fios terem uma importância cada vez maior nas nossas vidas, este acesso nem sempre é possível. Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistente. Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamental, interligando os habitantes de zonas remotas. Estas redes podem, em ambiente urbano, permitir a criação de redes sem fios de larga escala, livres e autogeridas, como a rede guifi.net na Catalunha, com mais de 30 mil nós ativos na rede», explica, em comunicado, Filipe Borges Teixeira, investigador do Inesc Tec, responsável pela organização evento da nona edição do evento.

O acesso à “Wireless Battle of the Mesh” é grátis, mas exige uma inscrição online.

  • 333