exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Ovários impressos em 3D permitem que ratos deem à luz

Pode ser um tratamento inovador para restaurar a fertilidade humana: já foi testado um método de impressão 3D de ovários capazes de produzir óvulos, que por sua vez dão origem a embriões.

  • 333

Durante o encontro da Endocrine Society em Boston, investigadores apresentaram um trabalho onde conseguiram que ratas cobaia de laboratório que não tinham ovários dessem à luz crias saudáveis. Os cientistas usaram impressão 3D para recriar os ovários, que geraram os óvulos necessários para a reprodução, explica a Popular Science.

A impressora 3D teve de trabalhar em gelatina para criar a estrutura que fosse rígida o suficiente para ser implantada, mas também flexível ao ponto de permitir que os óvulos se desenvolvessem. Na prática, os investigadores construíram os andaimes necessários à criação de óvulos e depois integraram células humanas que produzem estrogénio.

As ratas de laboratório viram os ovários naturais serem-lhes removidos e depois implantadas as próteses 3D. Depois disso, conseguiram ovular, dar à luz crias saudáveis e tomar conta destas. Esta técnica, se aplicada com sucesso aos humanos, pode constituir um novo tratamento para fertilidade.