exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT imprime robô completo em 3D

  • 333

Um avanço do MIT sobre como usar impressoras 3D para criar sistemas hidráulicos permitiu a uma equipa de investigadores criar um robô completo com uma destas máquinas.

O robô criado pelo CSAIL, de Computer Science and Artificial Intelligence Lab, do MIT consegue andar e foi totalmente produzido numa impressora 3D. O robô só precisa de um motor e de uma forma de alimentação elétrica para funcionar.

A impressora 3D usada consegue libertar gotas com uma espessura inferior a metade de um cabelo humano. As partes líquidas que compõem o sistema hidráulico ficam tal como estão quando saem do equipamento, mas as partes estruturais são submetidas a uma luz UV para ganharem resistência e se tornarem rígidas, explica o Engadget.

Para provarem o conceito teórico, os investigadores desenvolveram um hexapod que se move graças a 12 bombas hidráulicas. Todo o conjunto foi criado de uma só vez numa sessão de impressão que durou 22 horas. No final, bastou integrar um motor e uma bateria e o resultado está à vista neste vídeo.