exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Conseguirá Yuri Milner lançar uma nave de 20 gramas para Alpha Centauri?

O bilionário Yuri Milner tem um plano para enviar naves de 20 gramas para o espaço. As primeiras são dirigidas ao longínquo sistema Alpha Centauri.

  • 333

O plano é de Milner e conta com a colaboração de Stephen Hawking e de Mark Zuckerberg. O programa Breakthrough Starshot visa tornar possível o envio de nanonaves para o espaço, a uma velocidade de até 60 milhões de metros por segundo, noticia o Huffington Post. A tornar-se realidade, este sistema poderia chegar ao sistema estelar mais próximo de nós em cerca de 20 anos.

As nanonaves terão a dimensão de um cartão de crédito, mas levarão a bordo várias câmaras, propulsores e uma fonte de alimentação, além do equipamento de navegação e de comunicação.

Para ajudar à propulsão, a nanonave teria também uma vela solar com alguns metros de altura e poucos átomos de espessura. Esta vela serve para captar a energia solar e ajudar a mover a nave.

Segundo Milner, a maior parte do conhecimento necessário para construir estas nanonaves já está ao alcance dos cientistas. «Há alguns desafios de engenharia à nossa frente, mas sabemos que, em princípio, poderá ser feito», conclui o magnata.