Esta é a primeira imagem enviada pela ExoMars
A ESA acaba de dar a conhecer a primeira imagem enviada pela ExoMars a 400 milhões de quilómetros de distância de Marte.

Não houve quem dissesse «olha o passarinho», nem sequer comparações com as selfies da atualidade. Mas é uma das provas de vida da ExoMars que acabam de chegar aos centros de comando da Agência Espacial Europeia. A imagem foi captada pelo denominado Sistema de Imagens a Cores e em Stereo da Superfície (CaSSIS), que integra uma das principais sondas da missão. A imagem, além de confirmar que as comunicações (a 2 Mbps) entre a ExoMars e a Terra estão bem de saúde, serve ainda de comprovativo da operacionalidade do próprio CaSSIS. É a primeira imagem captada - e enviada - com sucesso durante a missão ExoMars, refere a Agência Espacial Europeia (ESA).
O CaSSIS está integrado no Orbitador de Deteção de Gases (TGO), uma sonda que tem como missão descobrir substâncias gasosas raras. A ESA explica que a imagem resulta da junção de duas outras que foram tiradas aleatoriamente após uma rotação das câmaras.
A produção desta imagem exigiu técnicas de offset, que contrabalançam imagens negativas e positivas e facilitam a localização de estrelas (os pontos claros e escuros que se veem no meio do granulado da imagem). A imagem aqui apresentada tem apenas uma parcela da dimensão dos originais.
A ESA justifica esta opção com a necessidade de tornar as imagens percetíveis para olhos do público As imagens foram captadas junto do polo celestial do sul de Marte.
A Exomars descolou da Terra a 14 de março. O veículo espacial que se encontra atualmente a mais de 400 milhões quilómetros de distância do planeta vermelho, está equipado com o já referido orbitador TGO e ainda a sonda Schiaparelli que tem como principal missão a aterragem no solo de Marte.
Relacionados
-
Gremlins: a nova geração de drones da DARPA
A DARPA escolheu quatro empresas para o desenvolvimento dos Gremlins, pequenos drones que se comportam como enxames e se afastam e aproximam dos aviões principais.
-
Conseguirá Yuri Milner lançar uma nave de 20 gramas para Alpha Centauri?
O bilionário Yuri Milner tem um plano para enviar naves de 20 gramas para o espaço. As primeiras são dirigidas ao longínquo sistema Alpha Centauri.
-
BEAM: já há uma uma tenda no Espaço
Um milionário da hotelaria quer testar um mini-hotel insuflável na ISS. BEAM é o nome do habitáculo que pode abrir caminho à construção da primeira colónia lunar.
-
O mais recente Rembrandt não foi pintado por Rembrandt, mas sim por uma impressora
Investigadores da Universidade de Delft e da Microsoft produziram um quadro que segue à risca as técnicas e conceitos de Rembrandt. O resultado final promete enganar os olhos mais experientes.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários