exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Gremlins: a nova geração de drones da DARPA

A DARPA escolheu quatro empresas para o desenvolvimento dos Gremlins, pequenos drones que se comportam como enxames e se afastam e aproximam dos aviões principais.

  • 333

Os militares norte-americanos querem criar drones em miniatura e que se comportam como enxames ou bandos de aves e que podem ser lançados desde aviões de carga ou bombardeiros, recolher informação e depois retornam a uma área predefinida, para serem transportados em segurança. A ideia é que estes drones sejam usados de forma segura em território hostil, discretamente e que possam ser reutilizados, explica a Wired.

O fator essencial neste projeto é mesmo a capacidade de recolha e reutilização dos drones, uma vez que atualmente já existem várias soluções capazes de fazer este reconhecimento desta forma, mas que não podem ser reaproveitadas.

«Se fosse possível lançar e recolher a partir de plataformas aéreas, poderíamos aumentar significativamente o alcance e a eficácia dos pequenos sistemas não tripulados», afirmou Dan Patt, da DARPA.

Ainda não se conhecem pormenores sobre como será feita a recolha, depois de os drones completarem as suas missões de reconhecimento, mas estima-se que estejam prontos a serem reutilizados em 24 horas. A DARPA exige aos seus parceiros que estes mini drones sejam reutilizáveis pelo menos 20 vezes. O vencedor do concurso será conhecido apenas em 2020.