exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Os drones podem ser usados para detetar minas

  • 333

Uma universidade britânica está a estudar a utilização de drones para detetar minas terrestres e, dessa forma, resolver um problema humanitário.

Investigadores da Universidade de Bristol querem que os drones ajudem a detetar minas em territórios que já não estão em guerra. A deteção antecipada pode conduzir à desativação e evitar muitas mortes e acidentes.

O grande desafio para as organizações que procuram minas é que a vegetação floresce à volta destes artefactos, tornando difícil a deteção ao olho humano. Os investigadores britânicos querem analisar precisamente essa vegetação e identificar alterações que sejam produzidas pelos químicos que tenham vertido das minas e causado anormalidades. A luz infravermelhos dos drones também pode ser usada para detetar a presença de objetos criados pelo homem, como é o caso das minas. Os drones podem mapear as zonas onde já não existam confrontos, mas que se suspeite ainda terem minas, explica a Popular Science.

O projeto da Universidade de Bristol está a ser apoiado pela Find a Better Way, uma organização britânica que procura as melhores formas de encontrar e desativar minas.