exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX quer chegar a Marte em 2018

A empresa liderada por Elon Musk anunciou ontem que pretende enviar uma missão não tripulada até Marte em 2018. O objetivo final passa por colocar humanos no planeta vermelho.

  • 333

Os primeiros passos da SpaceX passam por enviar cápsulas Red Dragon não tripuladas para a órbita de Marte. O objetivo derradeiro passa por levar humanos também até ao planeta vermelho algures durante a década de 2020.

Espera-se que Musk partilhe mais detalhes sobre este anúncio durante o International Astronautical Congress, previsto para setembro, no México. Os planos para viagens com astronautas e uma colaboração não financeira com a NASA são dois dos temas que se espera ver esclarecidos durante o congresso.

Musk já tinha dito que chegar a Marte era um dos objetivos quando fundou a SpaceX há dez anos. As primeiras missões deverão servir para testar toda a tecnologia necessária, incluindo os meios de propulsão que podem ser usados. É provável que as Red Dragon, uma evolução das Dragon 2, sejam transportadas pelos rockets Falcon Heavy, que a empresa deve demonstrar também ainda este ano.

Sabe-se ainda que a agência espacial da China também pretende enviar missões a Marte, algures durante a década de 2020, quando o percurso for mais favorável para a tarefa.