exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Siemens cria aranha que é impressora 3D portátil

A SiSpis é uma criação da Siemens e é uma impressora 3D móvel que tem forma de aranha e pode ser usada, por exemplo, na construção de navios.

  • 333

O futuro da construção de navios para a Siemens passa por centenas de impressoras 3D móveis, com a forma de aranhas, a percorrerem o chão das fábricas. O trabalho entre todos estes bots é coordenado e podem até trabalhar em turnos, havendo passagem de informação entre duas aranhas, quando uma substitui a outra, noticia a Popular Science.

Os robôs usam câmaras e lasers para interpretarem o ambiente que os rodeia. Cada um escolhe uma área de intervenção, para, por exemplo, começar a produzir o casco do navio. Os restantes seguem e começam a usar a mesma técnica para construir nas áreas adjacentes. O trabalho colaborativo visa dividir uma grande tarefa em pequenos blocos que possam ser terminados por cada robô.

A Siemens já está a testar estas soluções e prevê que dentro de dez anos estas aranhas já estejam presentes nas fábricas.

  • Já analisamos a Lumix DC-GX 800, uma máquina fotográfica digital compacta e com um design retro que permite aos utilizadores focarem-se em captar boas imagens. É uma máquina pequena por fora e grande por dentro, compacta e pode ser usada com diferentes objetivas. Há uma ligação Wi-Fi, um ecrã LCD articulável e um modo de pós focagem, além de vídeo 4K.