exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Recorde: NASA anuncia descoberta de 1284 exoplanetas

A agência espacial norte-americana anunciou hoje que o telescópio espacial Kepler encontrou 1284 novos planetas e que alguns deles têm condições para albergar formas de vida.

  • 333

É um recorde: nunca até agora a NASA tinha descoberto tantos planetas de uma assentada. Desta feita, o telescópio espacial Kepler conseguiu detetar 1284 corpos com mais do que 99% de probabilidades de serem planetas. Este conjunto faz parte de um número maior, 4302 candidatos, de onde 1327 precisam de análises adicionais para saber se podem ser planetas ou outro tipo de corpos, noticia o Público.

«Graças ao Kepler e à comunidade científica, agora sabemos que podem existir mais planetas do que estrelas», disse Paul Hertz, diretor da Divisão de Astrofísica da NASA. Nove destes planetas são rochosos, com um tamanho aproximado do da Terra e estão a uma distância adequada dos respetivos sóis para a presença de água líquida.

A missão Kepler já é responsável pela identificação de mais de 3200 planetas fora do Sistema Solar, nos quatro anos que já leva.