exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SyntaxNet: como a Google quer dominar a linguagem humana

A Google publicou o código do sistema SyntaxNet e do programa Parsey McParseface, que interpreta o Inglês e o traduz para linguagem de máquina.

  • 333

O objetivo da Google é fazer com que os computadores e sistemas facilmente consigam entender os diferentes idiomas que os humanos falam. A interpretação da linguagem humana não é segredo para a Google cujo modelo de negócio base passa por perceber o que o utilizador quer efetivamente pesquisar na Net. Agora, o Parsey McParseface ajuda à deep learning das máquinas, ou seja, a realizar ligações entre palavras e frases, para perceber o conceito de cada uma.

De acordo com a Popular Science, o programa consegue interpretar corretamente palavras com uma eficiência de 94%, bastante próximo dos 96% de interpretação que um cérebro humano consegue, nas mesmas tarefas. Com este programa e o SyntaxNet, a Google quer que os investigadores de fora também possam criar sistemas de entendimento da linguagem.

O sistema funciona passando várias vezes pelas mesmas frases e a formular hipóteses sobre a potencial ligação entre as palavras, tendo por base o histórico de tudo o que já tenha analisado antes. Cada hipótese avançada é pontuada e finalmente chega-se à conclusão de qual será a hipótese mais acertada.
Conheça melhor o conceito e veja alguns exemplos no post da Google.

  • 333