exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Jovens portugueses recebem prémio internacional de Física e Astronomia

Três alunos de uma escola secundária de Braga foram distinguidos numa feira internacional graças a um projeto em que foi feita uma investigação semelhante à dos astrónomos apenas com equipamentos de baixo custo.

  • 333

Paulo Matos

A Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) decorreu em Phoenix, nos Estados Unidos, e três portugueses foram distinguidos com um prémio. Daniel Diaz, Ivo Gonçalves e Mauro Franqueira, estudantes do 11º e 12º anos da Escola Secundária Dona Maria II em Braga, conquistaram o 4º Prémio com um projeto na área da Astronomia. Este projeto é baseado na modelação Astrofísica de Estrelas Wolf-Rayet usando telescópios de pequena abertura, detetores CCD para fins astronómicos e espetroscópios de baixo custo.

A equipa realizou ao longo do seu trabalho 16 deteções de espetros estelares, tendo determinado com eles vários parâmetros estelares, velocidades radiais e ainda a composição química dessas estrelas peculiares. «Quisemos provar que um grupo de alunos de uma escola secundária consegue fazer uma investigação semelhante à dos astrónomos, recorrendo a equipamentos de baixo custo», explica Daniel Diaz em comunicado de imprensa.

  • 333