exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

As tatuagens são para sempre? Startup cria tinta que dura um ano

Uma tinta que desaparece ao fim de um ano e uma nova solução de remoção são as propostas da Ephemeral para acabar com a noção de que “as tatuagens são para sempre”. As tecnologias ainda estão em fase de testes e não deverão chegar ao mercado antes de 2018.

  • 333

Paulo Matos

A Ephemeral é uma startup composta por cinco pessoas e que está a desenvolver dois produtos que devem ser utilizados em conjunto, mas que têm um fim comum: acabar com o conceito de tatuagens permanentes. Assim, os investigadores estão a trabalhar numa nova espécie de tinta para tatuagens que desaparece cerca de um ano após ter sido aplicada e também numa solução de remoção que o tatuador usa para desenhar sobre o traço antigo para ajudá-lo a desaparecer mais depressa.

De acordo com o BGR, a ideia para a génese da empresa surgiu de uma experiência pessoal de Seung Shin, CEO e co-fundador da companhia. É que o jovem fez uma tatuagem no braço nos tempos da universidade e a família não gostou, convencendo-o a removê-la. Só que Shin considerou o processo de remoção demasiado caro, além de deixar cicatrizes.

Assim, a nova tinta desenvolvida pela Ephemeral distingue-se das normais por possuir moléculas de corantes mais pequenas, sendo que já foi testada em ratos de laboratório. O próximo passo é testar a tecnologia em porcos e alargar o espetro de cores disponíveis, que, por agora, se cinge a vermelho e azul.

Os produtos não deverão chegar ao mercado antes de 2018, mas já foi adiantado que a tinta deverá custar entre 50 e 100 dólares.

  • 333