exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Satélite da NASA encontra 39 fontes de poluição aérea

Investigadores da NASA e de três universidades dos EUA usaram imagens de um satélite para detetar 39 fontes de dióxido de enxofre que não estavam identificadas.

  • 333

O dióxido de enxofre (SO2) contribui para a poluição aérea e para fenómenos como a chuva ácida. Em terra, as emissões deste poluente são controladas por entidades governamentais. Os investigadores da NASA e das Universidades do Maryland, de College Park e a Dalhousie usaram uma nova tecnologia que permite transformar dados em bruto recolhidos pela ferramenta de monitorização da Aura da NASA e traduzi-los em estimativas de concentração deste poluente.

Segundo o Engadget, há 39 “novas” fontes que ainda não estavam identificadas. A maior parte situa-se no Médio Oriente, mas há também fábricas no México e na Rússia a contribuir para estas emissões. Alguns destes locais tinham registado valores duas a três vezes inferiores aos que foram monitorizados agora.

A equipa de cientistas usou imagens recolhidas pelo satélite e dados em bruto recolhidos entre 2005 e 2014. Além dos locais feitos pelo Homem e que emitem dióxido de enxofre, há ainda 75 fontes naturais identificadas em zonas remotas.