exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Exofato futurista aprende os movimentos do utilizador

O Superflex é um fato cheio de tecnologia e que consegue identificar os movimentos mais frequentes do utilizador, de forma a gerir melhor a utilização da bateria incorporada.

  • 333

O futuro passa por equipar pessoas com exofatos que, com recurso à tecnologia, podem conferir algumas capacidades sobre-humanas ou simplesmente ajudar a recuperar a mobilidade a quem a tenha perdido. No ramo militar, por exemplo, estes fatos podem ajudar a criar soldados mais rápidos ou mais fortes e no lado civil pode ajudar os mais velhos a porem de lado andarilhos ou cadeiras de rodas e retomar a sua vida “normal”.

A SRI Ventures desenhou o protótipo de um fato chamado Superflex que consegue aprender os movimentos específicos de cada individuo e, de forma inteligente, dosear o consumo de energia da bateria. Dessa forma, o Superflex consegue oferecer uma autonomia maior do que os fatos que têm vindo a ser desenvolvidos, explica o Engadget.

Este exofato conta com tecnologia que ajuda a aumentar as capacidades do utilizador e uma bateria para que o esforço da pessoa seja menor. O fato cobre a maior parte do corpo humano e oferece um reforço extra na parte das pernas, do braço e do tronco. A tecnologia entra em ação no momento de carregar um peso ou começar a andar.

Ainda não há qualquer previsão de quando é que o Superflex possa chegar ao mercado, nem que custo possa vir a ter, embora a empresa esteja focada em ter um produto que tenha um preço competitivo.

  • 333