exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Miniautocarro autónomo controlado por supercomputador já circula em Washington

O Olli é um pequeno autocarro elétrico autónomo e capaz de interagir com os utilizadores em linguagem natural.

  • 333
John B. Rogers, CEO da Local Motors, já viajou Olli na viagem inaugural em Washington

John B. Rogers, CEO da Local Motors, já viajou Olli na viagem inaugural em Washington

«Por favor leva-me para o trabalho» ou «que tipo de tecnologia usas?» são alguns exemplos de pedidos que podem ser feitos oralmente ao Olli. As respostas, segundo a IBM, também serão dadas em linguagem natural. Em inglês porque, pelo que sabemos, o Oil ainda não fala português.

Mas, mesmo que planeie ir de férias à capital norte-americana, dificilmente poderá apanhar boleia deste minibus porque o Olli ainda só está a circular em modo de testes. Ainda assim, o comunicado da IBM garante que já há interessados em usar este autocarro. Tanto a interação com os passageiros – há espaço para transportar até 12 –, como as decisões do piloto automático são controladas pelo sistema Watson, a tecnologia de supercomputação da IBM.

O Olli é uma criação da Local Motors, uma empresa que ficou conhecida por produzir os primeiros carros impressos a 3D. Depois de Washington, o Olli vai circular em Miami-Dade County e Las Vegas.

O objetivo é desenvolver uma plataforma de transportes públicos autónomos para as cidades. No futuro, o Olli deverá ser capaz de escolher rotas de modo inteligente para otimizar o transporte dos passageiros, que vão requisitar o serviço através de uma app ao estilo Uber.

  • 333