exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Reino Unido aprova testes com carros a hidrogénio

A Riversimple deverá estrear comercialmente um carro movido a hidrogénio em 2018. Rasa é o nome do veículo.

  • 333

A Riversimple, uma empresa do País de Gales, vai começar a testar automóveis movidos a hidrogénio em cenário real. Os testes, que já foram devidamente autorizados pelas entidades competentes, deverão decorrer entre 2016 e 2017 em Monmouthshire, no Sul de Gales. Caso os testes decorram como pretendido, os mentores da Riversimple ficarão em posição de cumprir os planos da companhia, criando uma alternativa aos automóveis de combustível fóssil e automóveis que carregam baterias através da rede elétrica. O novo modelo dá pelo nome Rasa.

No roteiro da empresa, consta o lançamento comercial de um carro movido a hidrogénio em 2018. Apesar de ter sido desenhada a pensar em percursos alternativos, a nova de geração de veículos poderá igualmente ser usada nas tradicionais estradas. Mas os aceleras terão de refrear o ímpeto: os carros da Riversimple não deverão superar os 90 Km/h.

Para já, há apenas os 20 protótipos que vão ser usados nos testes. De acordo com a Wired, os veículos pesam 580 quilos e dispõem apenas de dois bancos. A necessidade de aumentar a autonomia do veículo ajuda a explicar não só a leveza do veículo como também o limite de velocidade que lhe é imposto.

Os modelos que têm vindo a ser desenvolvidos pela Riversimple recorrem a reservatórios de hidrogénio e água para produzir a eletricidade necessária para alimentar o motor. É possível atestar o depósito dos novos veículos em apenas três minutos. Com o reservatório de cheio é possível percorrer 450 quilómetros.

O projeto da startup galesa foi desenvolvido ao abrigo dos programas que o Reino Unido tem vindo a promover com o objetivo de fomentar o uso de transportes mais amigos do ambiente.

  • 333