exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA está a desenvolver um avião elétrico

A NASA está a construir um novo avião experimental, o X-57, totalmente movido a energia elétrica.

  • 333

Será que até os aviões acabarão por ser movidos a energia elétrica? A adoção deste tipo de energia levanta especiais dificuldades nos aviões devido às limitações óbvias de peso e de autonomia. No entanto, já existem alguns estudos e protótipos em desenvolvimento, como é o caso do projeto da Airbus e Siemens e do avião Solar Impulse 2.

Agora é a vez da NASA entrar na corrida com o X-57. De acordo com a agência espacial norte-americana, o novo protótipo vai ser semelhante a uma avioneta, mas com uma arquitetura muito invulgar: asas estreitas com 14 motores elétricos incluídos. Mas nem todos os motores vão ser usados do mesmo modo: 12 dos motores, mais pequenos e com uma potência de 9 quilowatts cada, vão funcionar apenas nas descolagens e aterragens. Quando o avisão chegar à altitude de cruzeiro, as hélices destes motores serão dobrados e entram em funcionamento os restantes dois motores, maiores e mais poderosos (60 kw). O X-57 deverá atingir uma velocidade de cruzeiro próxima dos 280 km/h.

De acordo com o New York Times, o X-57 pretende abrir caminho para o desenvolvimento de pequenos aviões elétricos, com custos de utilização muito mais baixos que os atuais aviões com motores a combustão.

  • 333