exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores querem tranformar plástico em gasóleo

O plástico que usamos e desperdiçamos todos os dias pode ser usado para dar origem a gasóleo segundo um processo desenvolvido por investigadores chineses.

  • 333

Peter Essick

Os métodos atuais de reciclagem de plástico não são tão simples quanto seria desejável, necessitando ainda de uma triagem muito detalhada ou então de bastante energia e temperaturas acima dos 400 graus para produzir compostos de hidrocarbono que possam ser reaproveitados. Investigadores do Shanghai Institute of Organic Chemistry desenvolveram um método que usa dois catalisadores para desconstruir o plástico e transformá-lo em gasóleo.

O objetivo dos investigadores é reaproveitar os polietilenos que constituem a maior parte dos plásticos que usamos atualmente. Este material é feito de uma série de ligações de carbono, com hidrogénio de lado. O desafio é quebrar essa série de ligações em pedaços mais pequenos que possam ser reaproveitados, explica o ArsTechnica.

O processo começa por usar um catalisador que é uma molécula que inclui um átomo de irídio. Este primeiro passo afasta alguns dos elementos de hidrogénio e abre uma vulnerabilidade para o segundo catalisador. Este segundo passo é baseado em átomos de rénio e alumínio e usa curtas cadeias de compostos de petróleo que foram injetados. A extensa cadeia de plástico é dividida em dois e em cada uma das partes são coladas as moléculas de petróleo. Ao ser repetido várias vezes, este processo com os dois catalisadores dá origem a vários compostos como butano (usado nas várias repetições do processo), cera ou ainda gasóleo.

Os investigadores conseguem controlar a proporção de cera e de gasóleo que deriva deste processo.

  • 333