exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Uma elegia para o Ártico tocada sobre um icebergue flutuante

“Elegia para o Ártico”, de Ludovico Einaudi, é a banda sonora da campanha da Greenpeace para a criação de uma área protegida nas águas internacionais do Ártico.

  • 333

Hugo Séneca

Ludovico Einaudi, compositor e pianista italiano, a flutuar enquanto toca num piano de cauda com o degelo do Ártico por cenário. A situação assume contornos de insólita. Até que a música se faz sentir. Nostálgica, triste, fria como Ártico deveria ser para sempre. “Elegia para o Ártico” é o nome do tema. Foi composto no âmbito de uma campanha da Greenpeace para salvar o Ártico do degelo causado pelo aquecimento global.

“Elegia para o Ártico”poderá funcionar como mote – ou mesmo banda sonora – das reuniões que a Greenpeace deverá manter esta semana com vários representantes de 15 governos europeus na Comissão OSPAR.

Sobre a mesa está a proposta de criação de uma área protegida nas águas internacionais do Ártico. Essa área protegida deverá ter uma área equivalente às ilhas britânicas.

De acordo com a Popular Science, o videoclip com Einaudi foi gravado no glaciar de Wahlenbergbreen, Noruega. Foi construída uma plataforma de madeira flutuante, que foi caracterizada para parecer um icebergue.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.