exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Barreira de cem metros para limpar oceanos

O projeto Ocean Cleanup descreve uma barreira de borracha que flutua e que ajuda a limpar os oceanos. O protótipo mede cem metros, mas o plano final inclui uma barreira de quase cem quilómetros.

  • 333

O protótipo vai ser colocado no Mar do Norte e, se tiver sucesso nas condições adversas, o Ocean Cleanup poderá chegar a outros locais, como o Pacífico, para ajudar a reduzir o lixo que aí se encontra. Os mentores do projeto pretendem reduzir aí o lixo para metade, ao longo dos próximos dez anos, ou seja, recolher cerca de 60 milhões de quilos, noticia o Engadget.

Jeffrey Drazen, da Universidade do Hawai, alerta que esta barreira flutuante, de dois metros de altura, pode ter um impacto ainda desconhecido na vida animal e pode até funcionar como um bloqueio à expansão dos animais.

Allard van Hoeken, da organização não governamental holandesa que lançou este projeto, explica que «fizemos anos e anos de modelação por computador e simulações com sucesso. Agora, estamos prontos a testar a nossa tecnologia em condições reais».

  • 333