exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

AI vence homem em combate de caças

Os pilotos de caças são tidos como os melhores entre os melhores. Agora, um investigador da Universidade do Cincinnati criou um sistema de Inteligência Artificial (AI) capaz de bater um humano com décadas de experiência.

  • 333

O coronel da Força Aérea dos EUA Gene “Geno” Lee não foi capaz de vencer nenhum combate contra o sistema criado pelo aluno de doutoramento Nick Ernest, em colaboração com a própria Força Aérea. Geno disse mesmo tratar-se da «mais agressiva, reativa, dinâmica e credível AI que já vi», cita a Popular Science. Este militar já controlou ou combateu em milhares de operações ar-ar e já combate sistemas de Inteligência Artificial também há décadas.

Esta AI foi criada pela Psibernetix, uma empresa fundada pelo aluno de doutoramento Nick Ernest, em colaboração com a Força Aérea. A ALPHA foi especificamente desenhada para os combates aéreos simulados e usa um sistema que lhe permite tomar decisões mais rapidamente, com uma aproximação aos problemas semelhante à que um humano teria: divide o problema maior em várias pequenas tarefas e analisa as variáveis mais relevantes.

Geno diz que saiu para ir para casa «completamente cansado, esgotado e mentalmente exausto», depois dos combates.

  • 333