exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Suécia tem autoestrada parcialmente eletrificada

Um troço de cerca de dois quilómetros de autoestrada na Suécia foi eletrificado e há dois camiões a percorre-lo. O objetivo é fazer um teste para se reduzirem as emissões provenientes de combustíveis fósseis no local.

  • 333

A E16 em Estocolmo foi parcialmente eletrificada e recebeu um sistema de catenárias durante dois quilómetros, semelhante ao que é usado pelos elétricos. O objetivo é que circulem aí dois camiões especialmente preparados e desenhados para o transporte de mercadorias, para se verificar se se consegue reduzir o volume de emissões de gases poluentes.

De acordo com a Siemens, uma das envolvidas no projeto, os transportes são responsáveis por mais de um terço de todas as emissões de dióxido de carbono da Suécia, explica a Popular Science. Com a previsão de crescimento deste setor, será natural que aumentem as emissões, pelo que é necessário testar alternativas que permitam reduzir este volume. O teste da autoestrada eletrificada vai decorrer durante dois anos e pretende-se criar uma base de conhecimentos sobre se o sistema é sustentável para o longo prazo.

Os camiões aqui usados podem circular a até 90 km/h e são híbridos, o que significa que podem circular também em estradas que não estejam eletrificadas.

  • 333