exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Intel e BMW já estão a trabalhar em carros autónomos

Já é oficial: a Intel, a BMW e a israelita Mobileye estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de carros autónomos.

  • 333

Os rumores foram avançados no final da semana passada pela Bloomberg, mas foram confirmados por um comunicado assinado pelas três empresas: Intel, BMW e Mobileye estão a trabalhar juntas para ter um carro autónomo no mercado até 2021.

«BMW, Intel e Mobileye estão convencidas de que as tecnologias de condução autónoma vão tornar as viagens mais seguras e fáceis», lê-se no comunicado. A Intel pode aproveitar esta parceria para ganhar espaço na indústria automóvel, segmento onde não tem presença significativa. Por parte da BMW, esta é uma diversificação importante, na medida em que passa a contar com parceiros tecnológicos que se podem revelar estratégicos e diferenciadores.

O objetivo final desta parceria é desenvolver tecnologias que permitam ao condutor não só tirar as mãos do volante, como numa fase mais avançada, deixar de olhar mesmo para a estrada, tornando a viagem completamente autónoma.

O contributo da Mobileye pode passar por tecnologias de visão, aprendizagem das máquinas, análises de dados, localização e mapeamento.

«Estabelecemos assim a oportunidade para ter frotas autónomas até 2021 e lançamos as bases para novos modelos de negócio num mundo conectado e mobile», escrevem as empresas intervenientes.

  • 333