exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sensor alerta para a presença de drones nas imediações

O Drone Tracker foi criado para ajudar a detetar a presença de drones nas imediações. A Dedrone garante que o sensor consegue distinguir aviões, pássaros e drones, evitando assim falsos positivos.

  • 333

Durante a demonstração, a Dedrone explicou que o Drone Tracker usa uma combinação de microfones, sensores wireless, câmaras e sensores infravermelhos para detetar os drones. O mapa começa por mostrar os objetos que se aproximam como pontos verdes, que passam a quadrados vermelhos quando se confirma que se trata de um drone, noticia o ArsTechnica.

O sistema permite o envio de um email para o utilizador com uma fotografia do drone “invasor” e até uma descrição do tipo de UAV. O DroneTracker consegue detetar objetos dentro de um perímetro de 500 metros e gravar os movimentos do drone.

O Drone Tracker básico começa nos dez mil dólares por instalação, havendo combinações mais complexas que facilmente atingem as centenas de milhares de dólares.

Este tipo de sistemas pode ser útil para monitorizar a atividade de drones junto de prisões, embaixadas, esquadras de polícia, instalações militares, centros de dados ou recintos desportivos. Nesta fase, a Dedrone comercializa à parte um aparelho que produz interferências, afetando o funcionamento normal do drone.

Espera-se que o segmento de produtos para deteção de drones cresça à medida que os drones se tornam mais populares, atingindo um valor de mercado de 4,19 mil milhões de dólares em 2024, segundo dados da Grand View Research.

  • 333