exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Luva da NASA vai ser usada também na Terra

A NASA e a General Motors desenvolveram uma luva robótica destinada a ajudar os astronautas na Estação Espacial Internacional. Agora, o equipamento vai ser usado também na Terra.

  • 333

A sueca Bioservo Technologies conseguiu a licença para usar a RoboGlove na manufatura e em serviços de saúde, entre outras aplicações industriais. A empresa nórdica chegou a acordo com a General Motors e vai aplicar a luva nas suas criações, como exoesqueletos ou noutros equipamentos que ajudam a aumentar a força dos utilizadores, explica o Venturebeat.

A RoboGlove replica os nervos, tendões, músculos e destreza de um humano, através de sensores e usa uma mão humana por dentro para lhe aumentar a força e a capacidade de segurar objetos, aliviando o stress e fadiga em tarefas repetitivas.

A Bioservo explica que quer criar um novo aparelho que assista os seres humanos e que lhes aumente a eficiência, enquanto reduz a fadiga nos músculos das mãos. O objetivo é criar um produto que aproveite o melhor de três mundos: tecnologia espacial da NASA, know-how de engenharia da GM e a experiência em tecnologia médica da Bioservo.

  • 333