exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Esqueça os óculos quando for ver 3D ao cinema

  • 333

Investigadores do MIT e do Weizman Institute of Science querem criar um ecrã de sala de cinema capaz de mostrar filmes em 3D sem a necessidade de óculos especiais.

O Cinema 3D é um estudo assinado por investigadores do CSAIL do MIT e do israelita Weizmann Institute of Science e que descreve uma sala de cinema onde não são precisos óculos especiais para ver filmes em 3D. Já existem ecrãs de TV atualmente que o conseguem fazer, mas a desvantagem dessa solução é de que a imagem é gerada para cobrir um grande ângulo de visualização e com perda de alguma claridade. No caso das salas de cinema, os investigadores querem tirar partido do lugar fixo de cada espetador e aproveitar para criar um efeito semelhante ao que é conseguido com os óculos, noticia a Popular Science.

No protótipo desenvolvido, apresentado durante a SIGGRAPH deste ano, os cientistas criaram um ecrã do tamanho de uma folha de papel e que exige mais de 50 espelhos e lentes específicas. Cada conjunto de imagens é personalizado para cada lugar sentado na sala, recriando o funcionamento dos óculos. Os investigadores acreditam que conseguirão aplicar o mesmo princípio para criar salas de cinema com estas possibilidades.

  • 333