exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Moon Express: já há uma empresa com autorização para ir à Lua

A Moon Express obteve autorização por parte do governo dos EUA para enviar uma sonda até à superfície da Lua, marcando a primeira vez que uma empresa privada o consegue.

  • 333

A principal dificuldade que a Moon Express enfrentou passa pela falta de legislação disponível sobre as missões espaciais privadas à Lua. A empresa usou um quadro legal temporário onde concorda que a NASA possa supervisionar toda a missão. Após um processo negocial que envolveu a FAA, a Casa Branca, o State Department dos EUA e a Moon Express, a empresa privada obteve luz verde para a sua missão.

A Moon Express é uma das candidatas ao Google Lunar X Prize, onde a gigante da Web promete um prémio de 20 milhões de dólares a quem conseguir colocar uma sonda na Lua e enviar vídeos e fotos de alta resolução para a Terra. A empresa inscreveu-se no prémio em 2012, já ultrapassou os 16 concorrentes e tem até 2017 para concretizar a missão. Além do prémio da Google, a Moon Express quer também minerar a Lua em busca de metais e elementos raros, noticia o The Verge. Uma lei aprovada por Barack Obama em novembro do ano passado confere às empresas privadas o direito de reterem material que seja encontrado ou recolhido durante missões espaciais.